top of page

TRATAMENTO CIRÚRGICO

Conheça as principais técnicas cirúrgicas para o tratamento da Doença Pilonidal.

​

TÉCNICA ABERTA

​

A técnica mais utilizada é essa, conhecida como “cicatrização por segunda intenção” é aquela onde o médico retira todo tecido e deixa a ferida aberta, podendo aproximar as bordas com pontos ou não. Apesar de ser muito difundido e proporcionar resultados satisfatórios, possui longo tempo de cicatrização e com poucas taxas de reincidências.

​

TÉCNICA FECHADA

​

Nesse método é onde a ferida é suturada, ou seja, é feito o fechamento primário completo com pontos e é indicado para pacientes ativos e jovens. Existe controvérsia a respeito desse procedimento apesar do retorno rápido as atividades, as taxas de recidivas são maiores.

​

TÉCNICA DE RETALHO

​

Essa é uma técnica sendo utilizada principalmente em casos recorrentes, ou seja, quando a doença retorna, após a incisão é recolocado músculos adjacentes nessa região, retalhando a ferida com as sobras de pele. Esteticamente é bastante insatisfatório por outro lado as chances de recidivas são comparadas pela literatura e pesquisa com o método aberto.

​

TRATAMENTO ENDOSCÓPICO - E.P.Si.T

​

Esta  técnica é uma aplicação natural do VAAFT, desenvolvido para o tratamento das fistulas perianais, ao tratamento do cisto pilonidal. A técnica consiste na introdução do fistuloscópio. A retirada desse material é feita através de uma pinça de apreensão de corpos estranhos e destruído por cauterização. 
Desta forma, é possível promover a limpeza de todo o conteúdo do cisto e a cauterização de suas paredes sem que uma abertura seja necessária.

​

LASER DE DIODO​

​

A cirurgia a Laser para remoção do cisto pilonidal é feita com anestesia e é possível até mesmo que o paciente retorne para casa no mesmo dia.
O procedimento é realizado através de uma fibra (catéter) inserido dentro das aberturas do cisto pilonidal.
O médico especialista, o coloproctologista faz a limpeza minuciosa do local, com remoção de pêlos e tecidos.
Em seguida, com a fibra laser de raio circular, cauteriza e coagula o cisto por dentro, promovendo o seu fechamento.
Os cistos pilonidais podem variar bastante de tamanho.
Alguns podem ter até 10 centímetros de comprimento. Identificar o tamanho preciso é importante para definir a melhor técnica para cada caso.

bottom of page