top of page

EPSiT 

Endoscopic Pilonidal Sinus Treatment

Conheça a técnica por vídeo.


Essa sigla se refere a  Endoscopic Pilonidal Sinus Tratament, que em português significa Tratamento Endoscópico para Cisto Pilonidal.

Classificada como método minimamente invasivo o procedimento é realizado com o auxílio de um instrumento ótico fino (fistuloscópio) conectado a um sistema de vídeo e irrigação com solução hipertônica, permitindo a visualização de todo conteúdo. 
A retirada desse material é feita através de uma pinça de apreensão de corpos estranhos e destruído por cauterização. 
Desta forma, é possível promover a limpeza de todo o conteúdo do cisto e a cauterização de suas paredes sem que uma abertura seja necessária.

Esta intervenção resulta em feridas pós-operatórias bastante reduzidas (cerca de 2cm ou menos), com cicatrização completa ocorrendo em aproximadamente 15 dias (isto pode variar de paciente para paciente). Como toda cirurgia minimamente invasiva, apresenta como vantagens uma mais rápida recuperação, menos dor no pós-operatório, retorno precoce às atividades cotidianas e cicatrização mais rápida.

Outra sigla referente a tecnica é VAAFT - Video Assisted Anal Fistula Tratament - aplicada em outra doença proctológica chamada Fístula Anal, assim ao falar EPSiT ou VAAFT estamos falando do mesmo aparelho.

​

Clique aqui para conhecer os especialistas no EPSIT.

Fistuloscópio 

incisão menor

bottom of page