top of page
Buscar
  • CPGS

SELEÇÃO DE PROCTOS - DR MAURILIO TOSCANO.

Na logística do CPGS 40% dos membros são do nordeste e é muito comum me perguntarem sobre indicações de proctos e quando isso acontece no estado de Pernambuco chega ser engraçado pois quando falo do Dr Maurilio, as pessoas já dizem: "Já me falaram muito bem dele". Uma grande honra te-lo aqui! Sempre super solícito aos meus contatos! Muito obrigada Dr! 🔰 1) Nem todo "cisto" contém pêlos, na sua opinião qual a causa mais aceita para a origem da Doença Pilonidal atualmente?

R: A etiologia mais aceita ainda é a adquirida através da incorporação do pêlo no tecido celular subcutâneo associado a uma predisposição anatômica; 2)Vemos constantemente casos de múltiplas cirurgias, quais seriam os principais fatores para uma recidiva?

R: Na minha opinião os principais fatores para uma recidiva são: falta de cuidados locais adequados (limpeza constante do leito da ferida e tricotomia das bordas), repouso inadequado do paciente, falta de vigilância constante por parte do cirurgião, fatores relacionados ao paciente (obesidade, diabetes) 3)O cisto pilonidal pode evoluir para carcinoma ou teratoma?

R: Não existe relatos na literatura que eu conheça de evolução maligna de um cisto pilonidal ➡

4)Se a linha média é de difícil cicatrização porque o método aberto ainda é o mais indicado no geral pelos proctologistas?

R: Porque parece que é o método mais familiarizado e mais disseminado entre os proctologistas 5) Quais são os possíveis riscos que um paciente que apresenta sintomas poderia ter se ele não operar?

R: A formação de abscessos e o aumento do cisto pilonidal se estendendo pra outras áreas necessitando de cirurgia maior e de difícil recuperação.

Debbie Signé

#cistopilonida l#cistopilonidalgrupoesuporte #selecaodeproctos

210 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page