Buscar
  • Debbie Signé

EPSIT

Um dos métodos mais promissores para pacientes portadores da Doença Pilonidal, principalmente para os casos recorrentes é a técnica chamada EPSIT.

Recentemente publiquei um post no Instagram a respeito do EPSIT, desde então venho pesquisando artigos e conversando com alguns médicos proctologistas que já fazem o procedimento no Brasil.

Realmente é o avanço da medicina chegando para nós também!

Esta técnica é uma aplicação natural do VAAFT, desenvolvido para o tratamento das fistulas perianais, ao tratamento do cisto pilonidal.

A técnica consiste na introdução do fistuloscópio de Meinero, um delgado instrumento ótico conectado a uma microcâmera, que possibilita iluminar e visualizar o cisto internamente. O fistuloscópio permite ainda a passagem de instrumentos cirúrgicos, como um eletrocautério, pinças e escovas. Desta forma, é possível promover a limpeza de todo o conteúdo do cisto e a cauterização de suas paredes sem que uma abertura seja necessária.

Como toda cirurgia minimamente invasiva, apresenta como vantagens uma mais rápida recuperação, menos dor no pós-operatório, retorno precoce às atividades cotidianas e cicatrização mais rápida.

Os resultados são promissores. Recentemente, em artigo publicado na revista inglesa Colorectal Disease em março de 2016 por Meinero e colaboradores, um estudo prospectivo e multicêntrico em que 250 pacientes foram acompanhados após realização de EPSiT, demonstrou cicatrização completa e sem recorrências em 94,8% dos casos. Houve também excelentes resultados quanto à avaliação de melhora nos escores de qualidade de vida. São aguardados estudos prospectivos e randomizados, comparando o EPSiT às técnicas convencionais.

Esse método até o momento não é homologado pela ANS, portanto, os convênios ainda não fazem, sendo possível realizar somente de forma particular e o preço varia entre 5 mil a 8 mil reais.

Tivemos um membro no grupo de 13 anos que realizou o método e sua recuperação foi surpreendente!

MÉDICOS QUE FAZEM A TÉCNICA NO BRASIL

DR KAISER - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

KAISER CLÍNICA

TELEFONE: (17) 3302-4777

DR GUSTAVO BECKER PEREIRA - BALNEARIO CAMBURIÚ E ITAJAÍ

TELEFONE: (47) 3246-1500

CLÍNICACOLONO - BRASÍLIA

TELEFONE: (61) 3345-0301

DR CARLOS RAMON SILVEIRA MENDES - SALVADOR

TELEFONE: (71) 2203-8368 Hospital Santa Izabel / (71) 3203-2222 Hospital Cardio Pulmonar

O Dr Ramon inclusive disponibilizou seu artigo descrevendo o passo a passo sobre a técnica.

http://www.scielo.br/pdf/jcol/v35n1/2237-9363-jcol-35-01-00072.pdf

Agradeço especialmente aos médicos Dr Ramon e Dr Gustavo que semprem estiveram disponíveis para esclarecimentos sobre o Epsit.

435 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo