top of page
Buscar
  • CPGS

EPSIT EM CRIANÇA.

Dando inicio as publicações de tudo que rolou sobre a Doença Pilonidal no 67° Congresso Brasileiro de Coloproctologia! A Bahia é o estado referência onde tem o maior número de especialistas no tratamento minimamente invasivo para o cisto pilonidal. Confira o trabalho apresentado e direcionado a técnica EPSiT em crianças.

Instituições: CLíNICA DR JOSÉ BAHIA SAPUCAIA Autores: JOSÉ BAHIA FILHO, LUCCA BAHIA SAPUCAIA, RENATA BAHIA SAPUCAIA, LUCIANO FERREIRA, CARLOS RAMON MENDES Título: TRATAMENTO ENDOSCOPICO DO CISTO PILONIDAL EM CRIANÇAS Resumo: O cisto pilonidal é uma doença crônica muito comum, variante do cisto dermoide, e aparece habitualmente na região sacrococcígea. Recebe esse nome por ter no seu conteúdo pelos, fragmentos de pele , glândulas sebáceas e sudoríparas. Quando o acúmulo desse material inflama, dando sinais de infecção, gera um abscesso, que carece de tratamento cirúrgico. O objetivo desse trabalho é mostrar a aplicação da cirurgia endoscópica na correção do cisto pilonidal, com uma abordagem menos invasiva, com menor área de ressecção tecidual. 06 pacientes, 04 do sexo masculino e 2 feminino, com idades variando de 6 a 14 anos, com cisto pilonidal com infecção crônica, foram submetidos a Epsit (Tratamento Endoscópico do Cisto Pilonidal).

Os Pacientes são colocados em decúbito ventral, sob anestesia geral, identifica-se o orifício de drenagem do cisto e inicia com a passagem do fistuloscópio, estudando o trajeto do cisto. Realiza então, a curetagem do trajeto , remoção dos pelos e hemostasia com eletrocauterio do trajeto. No tempo mínimo de 40 dias e máximo de 64 dias, os orifícios externos cicatrizaram completamente, melhorando bastante a recuperação pós cirurgica. A técnica Epsit, reduziu sobre maneira, o tamanho da ferida cirúrgica, com um tempo de cicatrização bem menor do que a tecnica convencional, com os mesmos indices de recidiva da literatura.

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page