top of page
Buscar
  • CPGS

SELEÇÃO DE PROCTOS - DR GUSTAVO MAZURKIEWICZ.

Além de ser um grande médico, Dr Gustavo Mazurkiewicz sempre incentiva o grupo! Falamos dele com enorme carinho em nossas conversas pois entendemos que o reconhecimento, por mais simples que seja, nos permite fazer eclodir o nosso valor.

Muito muito obrigada Dr! 1) Nem todo "cisto" contém pêlos, na sua opinião qual a causa mais aceita para a origem da Doença Pilonidal atualmente?

R: Não somente foliculos pilosos, mas glândulas sebáceas e sudoríparas afetadas por traumas locais ou atrito contínuos favorecendo a contaminação bacteriana causam a Doença pilonidal 2)Vemos constantemente casos de múltiplas cirurgias, quais seriam os principais fatores para uma recidiva?

R: Recidivas derivam muito de alguns descuidos no pós-operatório; estabelecer a rotina de acompanhamento e favorecer a adesão e confiança do paciente são fundamentais! 3)Em qual momento é indicado a depilação a laser?

R: A depilação a laser é parte complementar do tratamento nos pacientes em pós-operatório, sendo normalmente indicada após 12 semanas, na maioria dos casos. 4)Todo Cisto Pilonidal é cirúrgico?

R: Apenas os que apresentem sintomas recorrentes devem ser operados 5) Cisto Pilonidal pode evoluir para carcinoma ou teratoma?

R: Normalmente não, porém já acompanhei um caso apenas, nesses 10 anos de atuação, com o desfecho de CEC (Carcinoma

Debbie Signé

Espinocelular). #cistopilonidalgrupoesuporte#cistopilonidal #selecaodeproctos

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page