EPSIT

10/9/2017

Um dos métodos mais promissores para pacientes portadores da Doença Pilonidal, principalmente para os casos recorrentes é a técnica chamada EPSIT.

Recentemente publiquei um post no Instagram a respeito do EPSIT, desde então venho pesquisando artigos e conversando com alguns médicos proctologistas que já fazem o procedimento no Brasil.

Realmente é o avanço da medicina chegando para nós também!

 

Esta técnica é uma aplicação natural do VAAFT, desenvolvido para o tratamento das fistulas perianais, ao tratamento do cisto pilonidal.

A técnica consiste na introdução do fistuloscópio de Meinero, um delgado instrumento ótico conectado a uma microcâmera, que possibilita iluminar e visualizar o cisto internamente. O fistuloscópio permite ainda a passagem de instrumentos cirúrgicos, como um eletrocautério, pinças e escovas. Desta forma, é possível promover a limpeza de todo o conteúdo do cisto e a cauterização de suas paredes sem que uma abertura seja necessária.

Como toda cirurgia minimamente invasiva, apresenta como vantagens uma mais rápida recuperação, menos dor no pós-operatório, retorno precoce às atividades cotidianas e cicatrização mais rápida.

Os resultados são promissores. Recentemente, em artigo publicado na revista inglesa Colorectal Disease em março de 2016 por Meinero e colaboradores, um estudo prospectivo e multicêntrico em que 250 pacientes foram acompanhados após realização de EPSiT, demonstrou cicatrização completa e sem recorrências em 94,8% dos casos. Houve também excelentes resultados quanto à avaliação de melhora nos escores de qualidade de vida. São aguardados estudos prospectivos e randomizados, comparando o EPSiT às técnicas convencionais. 

 

Esse método até o momento não é homologado pela ANS, portanto, os convênios ainda não fazem, sendo possível realizar somente de forma particular e o preço varia entre  5 mil  a 8 mil reais.

 

Tivemos um membro no grupo de 13 anos que realizou o método e sua recuperação foi surpreendente!

 

MÉDICOS QUE FAZEM A TÉCNICA NO BRASIL

 

DR KAISER - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

KAISER CLÍNICA 

TELEFONE: (17) 3302-4777

 

DR GUSTAVO BECKER PEREIRA - BALNEARIO CAMBURIÚ E ITAJAÍ

TELEFONE: (47) 3246-1500

 

CLÍNICACOLONO - BRASÍLIA

TELEFONE: (61) 3345-0301

 

DR CARLOS RAMON SILVEIRA MENDES - SALVADOR

TELEFONE: (71) 2203-8368 Hospital Santa Izabel / (71) 3203-2222 Hospital Cardio Pulmonar

 

O Dr Ramon inclusive disponibilizou seu artigo descrevendo o passo a passo sobre a técnica.

http://www.scielo.br/pdf/jcol/v35n1/2237-9363-jcol-35-01-00072.pdf 

 

Agradeço especialmente aos médicos Dr Ramon e Dr Gustavo que semprem estiveram disponíveis para esclarecimentos  sobre o Epsit.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square